quinta-feira, 30 de julho de 2015

O que é melhor ? Pesos livres ou aparelhos

Falando de musculação, no geral, não existe receita de bolo e nem o que é melhor. Tudo é relativo. Relativo ao objetivo, à individualidade, experiência, afinidade com treinamento e o que seria mais apropriado para o período do treino. Muitos se questionam o que seria melhor, treinar com pesos livres ou aparelhos?

Os dois meios de treinamento possuem vantagens, desvantagens e indicações. Já adiantando, mesclar os dois tipos de treinamento é o ideal.

Máquinas ou Aparelhos?

As máquinas são indicadas para pessoas iniciantes e com alguma limitação física. Porém se pensarmos em uma pessoa obesa, algumas máquinas não seriam o ideal pela dificuldade de acomodação. Em regra geral, iniciantes e avançados devem e podem utilizar os dois tipos de treinamento. O mais importante é termos em mente a primeira regra de qualquer esporte ou atividade física: a segurança física de quem pratica. E máquinas são mais seguras que pesos livres, pois possuem menos risco de lesões.
Mas, isso não quer dizer que um iniciante não possa utilizar pesos livres também. Pessoas com dificuldade em executar determinados exercícios podem inicialmente utilizar máquinas. Elas podem servir para um pré-treinamento de algum exercício livre, exemplo: um iniciante faz o agachamento no smith para então executar com barra livre. A máquina faz com que a pessoa execute o exercício com a postura mais correta e então, estará mais preparada para executar em peso livre. Pessoas treinadas que estão voltando de algum tipo de reabilitação, recomenda-se o uso de máquinas pela melhor estabilidade das articulações e segurança.

Pesos Livres

Já, as vantagens de treinar com peso livre são:
  1. Para quem tem o tempo limitado para se exercitar, exercícios com peso livre trabalham várias musculaturas ao mesmo tempo;
  2. Trabalha os músculos do core: abdominal, costas, espinais e glúteos;
  3. Pelo maior número de músculos, tem um maior gasto calórico;
  4. Maior amplitude de movimentos; 
Treinamento com pesos livres é ideal para pessoas muito acima do peso, porém exige mais coordenação motora, equilíbrio e técnica. Esse tipo de treinamento exige pouco material, tornando econômico e uma opção para quem não quer ou não pode frequentar academia.

As desvantagens do treinamento com pesos livres, a primeira delas, é o maior risco de lesão. Outro ponto, é não conseguir um isolamento ideal da musculatura alvo. Dependendo do tipo e objetivo do treino, isolar a musculatura ao máximo é muito eficiente e com pesos livres há muita dificuldade em fazer esse isolamento. Além do mais, como a postura é mais exigida, é muito comum a tendência de errar a execução do movimento. Exemplo: na rosca direta, trabalhando o bíceps, se movimentarmos a lombar e costas ao levantar o peso, estamos aliviando em parte o trabalho nos bíceps. Portanto, a postura em exercícios de peso livre deve ser com a atenção redobrada. Já em máquinas, o movimento é concentrado e usamos menos as musculaturas de apoio.

Se você está buscando técnicas e exercícios avançados, sem dúvidas pesos livres podem ser imbatíveis nesse aspecto para alguns exercícios. Posso citar o barra livre, um dos melhores exercícios para o superior e de difícil execução. Para alguns iniciantes até completar uma repetição pode ser complicado, é indicado o treinamento inicial no graviton, como eu disse antes. Além disso, é possível variar técnicas como adicionar pliometria, treinos de explosão, uso de bandanas entre outros.
Melhores suplementos para ganhar massa muscular e tonificar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade

Links patrocinados

Pode ser do seu interesse!
loading...

Deixe seu comentário