Importância do descanso |
Sabia que descansar é tão importante quanto treinar? Este artigo abordará de maneira simples a importância do descanso correto para pessoas que praticam exercícios físicos
Muitos adoradores da musculação não sabem, mas o treino resistido é catabólico (a grosso modo, nós perdemos e não ganhamos). Em contrapartida a essa informação, muitos acham que quanto mais treinar maior será seu desenvolvimento muscular.
Nas “academias da vida”, sempre tem aquele indivíduo que quer fazer peito todos os dias para dar um “pump”, ou então aquela mulher que quer fazer glúteos nos treinos A, B e C para ganhar mais volume ou deixa-lo mais durinho.
O fator que nos deixa com sensação de estarmos grande, inchados ou durinhos chama-se VASODILATAÇÃO, ou seja, maior fluxo sanguíneo, pressão sanguínea mais elevada.
Treinar todos os dias o mesmo grupo muscular e/ou não dar o descanso adequado não fará você evoluir, isso lhe trará grandes problemas!
Existe um fator importantíssimo chamado de LEI DA SUPERCOMPENSAÇÃO.
Arnold Schwarzenegger |
Mas como funciona o descanso dos treinos?
Tudo vai depender da intensidade que você vai dar no seu treinamento, usando uma determinada intensidade seu descanso deverá ser proporcional ao estímulo. No caso de treinamentos intensivos, o seu músculo estará apto para um novo estímulo de 48 a 72 horas após o término do treino. Isso na teoria e falando de maneira superficial, pois há casos que o músculo necessite de até 7 dias de descanso do treino.
Descanso |
De forma simples funciona da seguinte forma:
– Você está em homeostase (todo o corpo em equilíbrio);
– Dá o estímulo (treino);
– O músculo recupera para suportar um estímulo ainda maior (descanso do treino).
Se você não recuperar, como você estará apto para treinar novamente de forma eficaz?
Nenhum comentário:
Postar um comentário